Eventos especiais marcam a Semana da Consciência Negra em Araras. Música, filmes e debates integram a programação gratuita com espetáculos variados. O evento começa no domingo (17) com apresentação do bloco Omo Obás às 9h, na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1. No mesmo dia e local ocorrem também apresentações de capoeira, a partir das 18h, e roda de samba, às 19h.
Representantes da comunidade negra de Araras também vão participar da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Araras, no dia 18, às 19h.
No dia 19, ocorre a roda de conversa sobre a lei 10.639, que trata sobre a inclusão no currículo escolar da temática história e cultura afro-brasileira. O evento acontece das 9h às 11h, no Centro de Educação e Formação Continuada “Professor Dirçon Kammer”. As inscrições podem ser feitas pelo email com.negra.araras@gmail.com.
O desfile “Peróla Negra” será realizado no mesmo dia, às 20h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
No dia 20, feriado municipal do Dia da Consciência Negra, a programação começa com A Kizomba, às 16h, no Calçadão Monsenhor Quércia. O evento reúne apresentações de grupos musicais de samba, pagode, hip hop e forró, além de DJs.
No local, também ocorrerá a Feirafro, que contará com exposição de trajes afros, turbantes e acessórios, além de culinária tipica.
Os eventos terminam dia 22 com o Cine Afro, que traz o documentário “Raça Humana”. A sessão começa às 20h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. Em seguida, no mesmo local, acontece o show “Cordiais Saudações – Homenagem a Noel Rosa”, com Paula Gambini e Regional Retumbante.