Empresa de Araras produz cadeiras para estádio da Copa

Araras, quem diria, já tem presença confirmada na Copa do Mundo Fifa 2014. Ao menos no que diz respeito a produtos fabricados no município, é certo que haverá talento de ararenses em campo, ainda que fora das ‘quatro linhas’ dos gramados: uma indústria de Araras está produzindo cadeiras para estádios que vão sediar partidas do maior evento de futebol do planeta.

Trata-se da Helptech Indústria e Comércio de Peças Ltda., fundada e dirigida pelo empresário Hildebrando Xavier de Souza, que é quem conta a proporção que essa nova carteira de clientes atingiu na empresa. “Estamos produzindo 1.500 cadeiras por dia. Aumentamos nosso quadro de funcionários em cerca de 50 pessoas, chegando a 600 colaboradores. E investimos em seis máquinas novas e alta tecnologia para atender às exigências da Fifa”, explica.

Nessa empreitada a Helptech tem como cliente a Nora do Brasil, empresa que por sua vez, tem uma joint-venture (associação) com a inglesa Bluecube. “A Bluecube forneceu os assentos esportivos para os estádios que sediaram partidas da Eurocopa e dos Jogos Olímpicos de Londres 2012”, detalha o empresário, que também participa de negociações para que os assentos produzidos em Araras equipem estádios que abrigarão partidas da Copa das Confederações, já em junho de 2013.

A Helptech também está com outras negociações praticamente concluídas para colocar seus produtos em novos estádios ou reforma de outros importantes, embora sem integrarem a agenda da Fifa para 2013 e 2014, que são por exemplo o Morumbi, na cidade de São Paulo e a Arena Palmeiras.

Assentos feitos em Araras, na Arena Castelão

Conforme Xavier, os assentos para a Arena Castelão, em Fortaleza/CE, palco de três partidas da Copa das Confederações e de jogos do mundial Fifa, são o primeiro projeto em conjunto com a empresa Nora. “A Arena Castelão é o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 que vai ficar pronto. Só para esse estádio são 63 mil assentos”, comemora ele, referindo-se à mega obra, orçada em mais de R$ 518 milhões e que tem mais de 90% dos trabalhos já concluídos.

Também de acordo com Xavier, outra empresa de Araras está tendo participação decisiva nessa empreitada. “A empresa de logística do Wagner Velloso é que tem transportado as cadeiras para o Ceará”, explica.





Xavier ressalta o investimento em tecnologia para a confecção dos assentos. Ainda que sem falar em valores, o empresário detalha que as peças têm que se enquadrar nos rigorosos parâmetros estabelecidos pela Fifa. “Elas têm garantia de cinco anos contra fogo, quebra e contra perda de cor. Por isso, estamos importando plástico especial e tecnologia com injeção de nitrogênio para confeccionar os assentos. Mas, em breve, com novo jogo de moldes e o desenvolvimento de pesquisas que estamos realizando, poderemos fabricar produtos com as especificações exigidas a partir de matéria prima nacional”, comemora ele.

Visitas ilustres e inspeções

O empresário relata que esta semana os assentos produzidos pela Helptech foram vistos de perto por personalidades ilustres ligadas ao futebol e à realização das copas das Confederações e Mundial. “Estiveram lá no Castelão verificando as obras o ministro dos Esportes Aldo Rebello e o ex-técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari. Ambos adoraram as cadeiras que nós produzimos”, conta.

Além dessas impressões importantes, uma inspeção também foi feita em Araras, na própria Helptech, por Carlos de La Corte, consultor contratado pela Fifa para acompanhar o desenvolvimento de propostas vencedoras para os estádios que vão abrigar jogos da Copa do Mundo 2014.

Além dessa carteira extra de pedidos ligada aos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a Helptech vem crescendo devido às ótimas fases relacionadas a outros dois de seus grandes clientes – a Electrolux, que fabrica produtos da chamada “linha branca” – geladeiras, fogões e máquinas de lavar e, também a global Tupperware, gigante do segmento de utilidades domésticas.

Outro motivo de comemoração para Xavier, no momento, é o envolvimento de suas duas filhas no trabalho desenvolvido pela Helptech. “As duas, Natália e Thaís Paioti, são formadas em publicidade e propaganda, e estão trabalhando aqui comigo. A Natália é responsável por esse projeto com a empresa Nora. E a Thaís cuida dos negócios que envolvem a Tupperware”, orgulha-se.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário