Com as obras que estão sendo realizadas para a melhoria da coleta e tratamento do esgoto do município, com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, o processo de purificação poderá chegar a 98%.
Atualmente, o município coleta 100% do material, mas consegue tratar apenas 60% deste total. Para que a meta de quase 100% de purificação do esgoto coletado no município seja atingida, as obras englobam modernizações no sistema.
Serão construídas duas novas Estações Elevatórias de Esgoto, sendo uma na região Norte, no Jardim do Lago, após o Residencial Santa Mônica, às margens de um córrego localizado na Estrada Municipal Fabio da Silva Prado; e outra na região leste, próximo à empresa Sonoco, no Distrito Industrial 4.
A obra envolve também a implantação de 3,5 km de tubulação pressurizada (recalque) – o trecho que começou na região do bairro Haíse Maria e terminou na Avenida Dona Renata já foi concluído.
Na próxima etapa do serviço na cidade de Araras, a tubulação será implantada, pelo lado esquerdo do Ribeirão das Araras, paralela à Avenida Prefeito Milton Severino até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no Parque Tiradentes.
Na ETE serão feitas adequações e ampliações, como a reforma dos três reatores já existentes e a construção de quatro decantadores, além da transformação de uma das lagoas de polimento em tanque de aeração, potencializando e ampliando a eficiência do tratamento.
Essas obras reduzirão a poluição no Ribeirão das Araras e também no Rio Mogi Guaçu, atendendo ao crescimento da cidade até 2040.
Os investimentos são de R$ 23 milhões, sem contrapartida do Governo Municipal, e as obras deverão ser concluídas na metade do ano que vem.
Fonte: Prefeitura Araras