Agricultor produz até 600 dúzias de rosas por dia em Araras

O agricultor Benedito de Oliveira tira o sustento da família num sítio em Araras, a partir de uma cultura surpreendente, para uma região de imensos e sisudos canaviais: numa área de 2,5 alqueires, localizada entre Araras e Conchal, ele produz, diariamente, entre 500 e 600 dúzias de rosas.

A produção é toda comercializada em floriculturas de Araras e também com uma cooperativa em Holambra/SP, cidade famosa pela produção e oferta de flores ornamentais. “Em Araras tem poucas floriculturas onde a gente não entrega rosas. E em Holambra eu vendo para uma cooperativa”, explica.

Oliveira conta que começou a atividade em 2002, como projeto de agricultura familiar. “A gente tinha 17 mil pés na época. Foi com isso que começamos. Hoje são 120 mil pés”, relata ele, orgulhoso.

O agricultor conta que o clima local – ao contrário do que muitos podem pensar, especialmente nestes dias de altíssimas temperaturas em Araras – favorece ou, pelo menos, não chega a atrapalhar o cultivo. “O que mais a gente precisa mesmo ter cuidado é com o solo. Precisa fazer a correção e aplicar os defensivos certos”, diz.





Oliveira diz que emprega até 10 pessoas na produção. Além do plantio, cuidados gerais com o roseiral, há trabalhos de colheita, triagem, limpeza de folhas e aplicação de redes protetoras em cada um dos botões, para garantir também formato mais harmonioso a cada exemplar.

Ele diz que em 10 anos, já investiu cerca de R$ 300 mil para melhorar a produção. “Compramos caminhão, equipamentos, fomos lucrando e melhorando a cada época”, relembra.

No feriado, Oliveira era dos mais ocupados de sua equipe, já que o dia de Finados é data entre as principais para comercialização de flores. Ele atendeu a reportagem entre uma entrega e outra de flores em diversos estabelecimentos locais. “E também temos muitos casamentos a partir dessa época do ano”, comemora.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário