A capoeira chegou a Araras no início da década de 1970, e um dos precursores dessa iniciativa foi Everaldo Bispo de Souza, de 60 anos, mais conhecido como Mestre Lobão.
Hoje residente na cidade de São José dos Campos e dono da Academia de Capoeira Besouro Mangangá, Lobão será homenageado em Araras nesta sexta-feira (14), em solenidade marcada para o Centro Cultural, às 19h.
A autoria da homenagem é da Academia Tradição, do professor de capoeira Valentin Mussarelli (Mestre Tim), que foi um dos pupilos de Lobão na década de 70. Segundo Tim, o Mestre Lobão implantou a capoeira em Araras após contato com Bosco Della Coletta e seu irmão Zinho Della Coletta – Bosco é hoje secretário municipal de Esporte e também fará a homenagem a Lobão amanhã.
Lobão nascem em Itabuna/BA e também implantou a capoeira em São José dos Campos, em 1971, onde reside atualmente. Ele é um renomado mestre da capoeira no Brasil e chegou a atuar como ator em cinema e televisão, como nos filmes O dia em que o Santo Pecou (1975), Kung-Fu contra as Bonecas (1976), Jeca e seu Filho Preto (1977), Casa Grande Senzala (1982) e na novela da Band Os Imigrantes (1983).
Fonte: Tribuna do Povo