Mortalidade infantil cai 40% em Araras

As ações realizadas pelo Governo Municipal na área da saúde na cidade de Araras refletem também nas estatísticas da mortalidade infantil.

Dados apresentados durante audiência pública realizada na última quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Araras, mostram que a mortalidade infantil no município recuou 40% em 2012. O índice de óbito de crianças com menos de um ano passou de 15,1 em 2011 para 9,0 para cada mil nascidas vivas. Os números incluem pacientes atendidos pelas redes pública e particular do município.

Segundo a secretária de Saúde, Vandersi Pavan Bressan, o índice superou as expectativas. “Nós tínhamos pactuado com o Governo do Estado que iríamos reduzir para 12 o índice de mortalidade infantil, mas conseguimos reduzir para 9,0”, comentou a secretária, durante a audiência que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Araras, Breno Zanoni Cortella; dos vereadores Marcelo de Oliveira e Valdevir Carlos Anadão (Dê); além de funcionários da Prefeitura de Araras.





A estatística aponta que a mortalidade infantil no ano passado também foi menor do que a registrada em 2010, quando a taxa era 10 para cada mil nascidos vivos.

Em 2012, nasceram 1.557 crianças e foram registrados 14 óbitos entre menores de um ano.

Para a secretária, esse avanço demonstra o compromisso da administração municipal na área de saúde materno-infantil, cujos trabalhos de prevenção pré-natal estão gerando os resultados esperados.

Ações efetivas, como o projeto “Mãe Ararense – Nascer em Araras”, que incentiva as gestantes a realizarem acompanhamento do pré-natal corretamente, contribuíram para essa redução.

Além disso, a pasta realiza também o trabalho de imunização nas primeiras doze horas de vida, em todos os nascidos vivos, contra hepatite B e BCG (Bacilo Calmette-Guérin), além da vacina contra tuberculose.

Fonte: Prefeitura Araras





Deixe seu comentário