As ações realizadas pelo Governo Municipal na área da saúde na cidade de Araras refletem também nas estatísticas da mortalidade infantil.
Dados apresentados durante audiência pública realizada na última quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Araras, mostram que a mortalidade infantil no município recuou 40% em 2012. O índice de óbito de crianças com menos de um ano passou de 15,1 em 2011 para 9,0 para cada mil nascidas vivas. Os números incluem pacientes atendidos pelas redes pública e particular do município.
Segundo a secretária de Saúde, Vandersi Pavan Bressan, o índice superou as expectativas. “Nós tínhamos pactuado com o Governo do Estado que iríamos reduzir para 12 o índice de mortalidade infantil, mas conseguimos reduzir para 9,0”, comentou a secretária, durante a audiência que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Araras, Breno Zanoni Cortella; dos vereadores Marcelo de Oliveira e Valdevir Carlos Anadão (Dê); além de funcionários da Prefeitura de Araras.
A estatística aponta que a mortalidade infantil no ano passado também foi menor do que a registrada em 2010, quando a taxa era 10 para cada mil nascidos vivos.
Em 2012, nasceram 1.557 crianças e foram registrados 14 óbitos entre menores de um ano.
Para a secretária, esse avanço demonstra o compromisso da administração municipal na área de saúde materno-infantil, cujos trabalhos de prevenção pré-natal estão gerando os resultados esperados.
Ações efetivas, como o projeto “Mãe Ararense – Nascer em Araras”, que incentiva as gestantes a realizarem acompanhamento do pré-natal corretamente, contribuíram para essa redução.
Além disso, a pasta realiza também o trabalho de imunização nas primeiras doze horas de vida, em todos os nascidos vivos, contra hepatite B e BCG (Bacilo Calmette-Guérin), além da vacina contra tuberculose.
Fonte: Prefeitura Araras