Polícia estuda duas possibilidades de unificação de DPs em Araras

A unificação dos distritos policiais de Araras, que estava prevista para ocorrer dentro de um mês, deve demorar mais um tempo para acontecer, já que uma nova possibilidade foi levantada: de unificar os dois distritos no prédio da Delegacia do Município, na avenida Dona Renata e não mais na sede do 1o DP, na rua Tiradentes, no Centro.

Para a definição do futuro da reestruturação pela qual devem passar as unidades policiais em todo o Estado de São Paulo, a Delegacia Seccional de Limeira teria designado uma arquiteta da cidade de Rio Claro para fazer análises sobre o layout e os custos de cada projeto. O espaço de atendimento ao público também teria influências na decisão. A profissional já esteve nos dois imóveis, onde teria feito as primeiras observações. A decisão final caberá ao Deinter 9, de Piracicaba, ao qual a Polícia Civil de Araras está subordinada.

O delgado titular, Sydney Sully Urbach, aponta que para a unificação em ambos os prédios há prós e contras, fatores elencados por ele. “Aqui na Delegacia haveria um custo mais baixo para o Estado, porque já possuímos instalações de redes de informática e telefonia. Por outro lado, na rua Tiradentes as salas já estão divididas adequadamente, enquanto que aqui teríamos que remanejar as salas do piso inferior”, justifica.

Além do comando da Polícia Civil de Araras, a sede da Marginal abriga o SIG (Setor de Investigações Gerais) e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Remoção de arquivos do 1o DP já havia começado

No mês passado, conforme reportagem publicada pela Tribuna do Povo, os distritos policiais já tinham começado a se preparar para a reestruturação. Vários caminhões carregados com documentos de arquivo da Polícia e objetos apreendidos foram transferidos do 1o DP para um barracão da cidade a fim de liberar salas do prédio para receber funcionários e materiais do 2o Distrito Policial.

Apesar de em Araras o projeto se concretizar agora, desde 2010 o comando do Deinter-9 da Polícia Civil da região de Piracicaba deu início à reengenharia das unidades policiais. Naquela época, já houve boatos sobre a unificação dos distritos no município.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, em resposta à Tribuna no mês passado, “o projeto tem objetivo de reforçar as atividades de polícia judiciária, aumentar a capacidade de investigação e a taxa de esclarecimento de crimes, a identificação e prisão dos autores, a recuperação de bens e objetos subtraídos e o número de inquéritos concluídos com autoria estabelecida.” Caso os distritos sejam todos instalados na delegacia da Marginal, o espaço da rua Tiradentes deverá servir para depósito. “Provavelmente se tornaria um depósito de todas as unidades”, afirma Urbach.





Edital indica reforma em prédio errado

Na semana passada a Tribuna publicou matéria com base em edital da edição de 11 de outubro do Diário Oficial do Estado, que abria licitação para reforma do prédio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), localizado na rua Chico Pinto, no Centro. Contudo, o imóvel a receber melhorias é onde atualmente funciona o 2o DP, na avenida Melvin Jones, no Jardim das Palmeiras.

Apesar de em nenhum momento ter sido citado em todo o edital, publicado também no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o local começou a receber representantes de empresas interessadas em concorrer à licitação para reforma para a vistoria técnica obrigatória.

“A visita técnica é obrigatória, devendo ocorrer durante o período de 11 de outubro a 23 de outubro de 2012, para conhecimento das condições do local onde serão executados os serviços, ou seja, Rua Chico Pinto, s/n – Centro – Araras – SP, por pessoa devidamente credenciada pelo representante legal da proponente”, dizia o edital.

Questionada pela Tribuna, a assessoria de imprensa do órgão estadual confirmou o erro do edital, dizendo, por e-mail, que “a nova Ciretran de Araras, que será implantada nos moldes do Poupatempo, ficará na avenida Melvin Jones, 1.720 – Jardim das Palmeiras.” Também foi adiantado que haverá retificação nas próximas edições do Diário Oficial.

Detran confirma estilo Poupatempo

Com a unificação dos distritos policiais, o órgão de trânsito passará a funcionar definitivamente na Melvin Jones, conforme havia adiantado o delegado titular e diretor da Ciretran, Sydney Urbach, que também havia comentado sobre obras de acessibilidade necessárias no local.

Segundo a assessoria do Detran, o novo local passará por reformulação na estrutura física, e receberá novos mobiliários, equipamentos e condições de acessibilidade para que o local atenda nos moldes do Poupatempo. “O objetivo é que o posto tenha organização do atendimento por meio de senha e orientadores à disposição para dar apoio aos cidadãos, além de computadores para o público acessar os serviços eletrônicos e sistema que permita a avaliação dos serviços prestados.”

Sete unidades do novo Detran.SP estão em funcionamento nesses moldes no Estado: Interlagos e Aricanduva (na Capital), Americana, Aparecida e Limeira (no interior), São Bernardo do Campo e Guarulhos (na Grande SP).

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário