A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras realizou 208 autuações desde o início do ano por som alto em veículos na cidade Araras que circulam pelas ruas e avenidas da cidade. O balanço foi divulgado na segunda-feira (6).
A fiscalização é realizada por agentes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar, com a utilização de decibelímetros. Entre o dia 31 e o último domingo (5), dez veículos foram autuados nas imediações do calçadão “Monsenhor Quércia”.
A infração é considerada grave, com multa de R$ 127 e anotação de cinco pontos na carteira do proprietário do veículo. Esses pontos não podem ser transferidos.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), há um caso em que o mesmo condutor foi autuado quatro vezes em menos de um mês. Além do prejuízo no bolso, de mais de R$ 700, o proprietário do veículo, que já tem registradas outras infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá perder o direito de dirigir por um tempo.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, a fiscalização é realizada em todas as regiões da cidade. “A situação melhorou, pois diminuíram sensivelmente as reclamações, mas ainda está longe do razoável”, avaliou.
Novas medidas
Ainda de acordo com Beraldo, novas medidas para coibir os abusos estão em estudo, a exemplo do que já acontece em outras cidades. “Em algumas delas, veículos flagrados com som estridente são guinchados, com base na Lei dos Crimes Ambientais de poluição sonora, e submetidos à perícia. Os proprietários também devem comprovar com documentos fiscais a origem e a propriedade dos equipamentos instalados”, afirmou.
Fonte: G1