Balanço divulgado na última segunda-feira (15) pela Secretaria de Saúde na cidade de Araras informa que a cidade já registrou 411 casos de dengue este ano.
Ararenses com suspeita de doença devem procurar o Centro de Saúde 2 “João Geraldo Noronha” para notificar o caso e receber a orientação adequada sobre os exames.
Após a notificação, o paciente é encaminhado à unidade de saúde mais próxima de onde mora para realizar o exame laboratorial. O resultado demora, em média, 4 dias para ficar pronto.
Os principais sintomas da doença são febre alta (39° a 40°C), seguida por dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas articulações, mal estar generalizado, náuseas, vômitos e petéquias (manchas avermelhadas) no corpo.
Os trabalhos de combate à dengue continuam nesta semana com nebulização nos bairros onde há maior ocorrência de casos da doença. A ação acontece no período da manhã.
É importante que os moradores colaborem, permitindo a entrada dos agentes de combate a endemias nas residências – eles estarão devidamente identificados com crachás e camisetas.
Durante a aplicação do veneno, os moradores devem sair da residência e retirar também os animais de estimação do local. Alimentos e roupas devem ser cobertos.
Paralelamente a esta ação, a busca ativa para eliminação de possíveis criadouros do mosquito também segue na região central e demais bairros da cidade.
Medidas preventivas contra a dengue
• Tampar depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas impedirá que os mosquitos depositem seus ovos.
• Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode facilitar o acúmulo de água de chuva.
• Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar produtos como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Fonte: Canal Rio Claro