Usuários da TCA reclamam do ponto de ônibus da praça em Araras

Usuários do sistema de transporte público de Araras reclamam da falta de comodidade e proteção da nova estrutura do ponto de ônibus, localizado na praça Barão de Araras, em frente ao banco HSBC.

Para eles, no período da tarde, a exposição ao sol incomoda e em dias de chuva a cobertura não protege. Em nota, o TCA (Empresa Municipal de Transporte Coletivo de Araras) defende que a nova estrutura foi instalada após estudo feito no local.

Para a dona de casa Cleusa Barreto, pela manhã não há o que reclamar, já que o sol não bate diretamente no local. Mas a situação é diferente após o meio dia. “Quando a temperatura está alta fica impossível esperar o ônibus neste ponto. O que eu mais presencio no período da tarde são pessoas que se abrigam atrás da estrutura, todos à procura de sombra”, reclamou. A aposentada Maria de Fátima, que utiliza o local semanalmente, afirma que outro problema se deve à chuva. “Se você reparar ela é curta, nem do sol protege, que dirá contra a água”, indagou.

Se para alguns usuários a nova estrutura não agradou, para outros, não existe motivo para as reclamações. “Na minha opinião tudo está tranquilo. Prefiro este do que o anterior. Infelizmente, nem toda a benfeitoria agrada a maioria da população”, disse.

Novos pontos

A instalação das novas estruturas dos pontos de ônibus, feita pelo TCA, teve início no final de setembro e foi concluída em outubro. Os novos abrigos foram adquiridos para substituir os antigos (em frente ao HSBC e ao lado da Casa da Cultura), ambos instalados há seis anos, e outro na rua Santa Cruz (ao lado do Parque Municipal Fábio da Silva Prado).





De acordo com o TCA, foram compradas 12 novas estruturas (feitas de ferro e com assentos de madeira), através de licitação pública. O investimento foi de R$ 103.920,00 (R$ 8.660,00 mil cada um) e a medida veio após solicitação dos próprios usuários, que reclamavam da pouca utilidade dos pontos antigos.

Tribuna encaminhou as reclamações dos usuários para a autarquia e, em nota, a empresa explica que as novas coberturas oferecem mais conforto e segurança e defende que as mudanças foram feitas atendendo antigas reclamações de seus usuários. Sobre a falta de proteção contra as chuvas, a nota reconhece que a cobertura do antigo ponto era mais ampla.

Sobre a mudança do ponto, instalado mais a frente na praça Barão, próximo ao cruzamento, a empresa disse que a medida foi tomada após um estudo de gerenciamento. “São dois motivos: devido ao semáforo, já que nos horários de pico os ônibus paravam muito para trás e fechavam o trânsito, e em relação às árvores – ao saírem, os ônibus acabavam derrubando os galhos”.

Os pontos da praça Barão de Araras são considerados como os mais movimentados da cidade, pois possuem linhas para as zonas norte, sul e leste. Atualmente, a empresa municipal conta com 24 mil usuários diários e este número chega a 28 mil nos horários de pico, que acontecem no início da manhã e final da tarde.

Fonte: Tribuna do Povo





Deixe seu comentário